Postagem em destaque

Importância dos africanos para a cultura brasileira

O estudo da história da África de uma perspectiva brasileira nos ajudará a responder a muitas perguntas. Talvez tenhamos até melhores c...

Avanço colonial Português no Mundo

Avanço colonial Português no Mundo

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Importância dos africanos para a cultura brasileira


O estudo da história da África de uma perspectiva brasileira nos ajudará a responder a muitas perguntas. Talvez tenhamos até melhores condições de entendimento afetivo para contar. Conhecer e entender a importância da influência africana na nossa cultura, vai nos ajudar a mostrar o quão grande e importante é a diversidade.




Expressões

Para quem ainda não tem a real noção do tamanho a importância dos africanos para a cultura brasileira, é importante observar quais são as expressões existentes em nosso cotidiano que têm algum tipo de origem relacionada com a cultura negra africana.

Exemplos não faltam, como as seguintes expressões: moleque, fubá, caçula, quitute, maracatu, berimbau, dengoso, cachaça, quiabo, angu, bunda, e muitas outras, são palavras que foram trazidas pelos africanos e que agora fazem parte do vocabulário de praticamente todo mundo.

Culinária

Os africanos quando foram trazidos para o Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na culinária. Alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, é o Azeite de Dendê, sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira.

Além do azeite, os negros africanos nos trouxeram pratos que hoje em dia são comuns em algumas regiões do Brasil, como o vatapá, o acarajé, a pamonha, o mugunzá e a tradicional feijoada são exemplos de pratos com origens africanas ou com origens relacionadas aos escravos africanos.
Religião
Nesse aspecto, os negros africanos também deram uma contribuição considerável ao contexto brasileiro, já que trouxeram crenças e religiões inteiras para cá.

Antes da abolição da escravatura em 1888, os negros escravizados fugidos das fazendas, reuniam-se em lugares afastados nas florestas em agrupamentos ou comunidades chamadas quilombos, depois da libertação, os africanos libertos reuniam-se em comunidades nas cidades.

Alguns exemplos realmente interessantes que expressam a importância religiosa dos negros africanos e da sua cultura de um modo geral são os seguintes: quimbanda, umbanda, candomblé e catimbó.

E não para por aí, já que além das religiões e das crenças trazidas para cá, houve também um sincretismo que permitiu que surgissem visões muito particulares de algumas divindades africanas dentro do Brasil.

Este sincretismo nos trouxe paralelos entre santos católicos e entidades africanas, criando relações que são muito cultuadas por muitas pessoas ao redor de praticamente todas as regiões brasileiras.
Música
A música brasileira não seria nada do que é hoje se não fosse a cultura afro-brasileira, que através de milhares de anos, conseguiu influenciar e modificar a música popular, influenciando também nas danças e criando ritmos como: o Samba, o Maracatu, o Afoxé e a Capoeira.
O samba é fruto da junção de ritmos africanos com ritmos europeus, e é até os dias de hoje o ritmo musical mais genuinamente brasileiro, reconhecido em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário